terça-feira, 20 de abril de 2010

Vamos lá: Por que alfabeto sem desenho e lista de alunos no 1º dia se a turma muda tanto?
Alfabeto: O principal objetivo quando propomos atividades em que e aluno precisa resolver com quantas e quais letras usar para escever, é refletir sobre o sistema alfabético que se baseia na relação grafema/fonema. O uso sistemático da visualização das letras relacionando-as com palavras de escrita estável, faz com que o aluno construa, pouco a pouco, essa relação. Relacionar às letras desenhos, pode parecer facilitar, mas na maioria das vezes atrapalha, porque o aluno passa a identificar a letra com a figura e não com o som que representa. O ideal é construir com os alunos alfabetários temáticos (brinquedos, animais, objetos de uso escolar)com os nomes das coisas e não com as figuras, depois de, é claro, trabalhar esses nomes de diferentes maneiras, através de listas, jogos, textos diversos... Aumentando assim o repertório de palavras estáveis.
E em falar de palavra estável: é aquela que o aluno tem certeza que se retiramos uma letra, trocar de posição, invertê-la, deixa de significar o que ele gostaria, geralmente a primeira palavra estável no universo infantil é o seu nome. Muito cedo, mesmo crianças com poucas possibilidades de acesso efetivo ao mundo letrado, apresentam curiosidade em relação a escrita do seu nome, e já relacionam a letra inicial como sendo do seu nome e chegam até a se espantar quando descobrem que a sua letra pode também ser a letra de outro nome; por isso a importância de ter a lista logo no 1º dia, mesmo que seja provisória, mesmo que tenhamos que refazê-la. É importante também garantirmos, através de atividades interessantes e lúdicas, que o aluno conheça, o quanto antes a escrita do seu nome e dos demais colegas.
Volto depois falando de Leitura compartilhada, diagnose inicial e rotina semanal, Beijos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário