terça-feira, 20 de abril de 2010

Amanda, resolvi tirar seus ótimos textos dos comentários e postá-los, para facilitar a visualização e o debate:

Fabianne, saber por onde começa você já sabe: Pelo começo ,ora bolas!
Muito do que eu iria falar de ambiente alfabetizador, você já disse e citando Ferreiro então, sobra pouco pra dizer; posso só acrescentar algumas questões práticas e um tema para reflexão:
não é segredo que baseio a minha prática em sala de aula no construtivismo de Piaget, na Psicogênse de Ferreiro e Teberosky e no sócio interacionismo, portanto as questões práticas que estarei expondo aqui, dizem respeito as práticas adotadas sob a luz dos pressupostos acima citados, pode parecer bl´, blá, blá, mas se mudam os pressupostos, mudam as práticas e por razões óbvias, o que é essencial deixa de fazer sentido. Dito isso: 1º dia de aula com aquela turma de primeiro ano, imprescindível que já esteja na sala, albabeto na parede (sem fihuras e depois explico porque), lista dos nomes dos alunos, uma atividade de leitura diagnóstica, letras móveis para que eles possam escrever- brincando sem medo, um texto para ler e uma atividade para trabalhar os nomes dos alunos com a turma.
Mais do que um ambiente alfabbetizador, é preciso ter uma postura alfabetizadora, e pra isso é necessário: conhecer a fundo aquilo que os alunos sabem e pensam sobre os conteúdos trabalhados, respeitá-los e intervir a partir daí. Em outro momento venho falando da rotina e explico melhor os itens que citei aqui

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