terça-feira, 23 de novembro de 2010

Leitura compartilhada

Uma das minhas atividades permanentes preferidas em sala de aula é a leitura compartilhada. Ver aqueles rostinhos boquiabertos, espantados a cada mudança de entonação é uma delícia!
Além, é claro, de ser uma atividade essencial na formação do leitor. Uma oportunidade única e uma prática social real. Afinal, todo mundo lê - ou deveria.
Nesse momento - recheado de afeto e 'ludicidade' - as crianças entram em contato com v´rios tipos de texto e suas estruturas. Além de elaborar sua fala, raciocínio, estrutura frasal, diferentes entonações para diferentes 'pontuações'.
Desenvolvem, ainda, concentração, imaginação, pensamento lógico.
A maneira como o professor faz essa leitura, no entanto, é a chave para garantir todos esses ganhos. Uma atitude entusiasmada garante uma audiência compenetrada, curiosa.
Minha amiga Amanda me ensinou que esse momento, apesar de pedagógico, é todo prazer, e deve vir logo no início da aula, depois das rotinas, como chamadinha e agenda do dia. E que não se deve forçar a 'interpretação' oral do que foi lido. As crianças devem falar sim, mas com a emoção.
Pra finalizar, deve-se garantir a diversidade de textos correntes na nossas práticas sociais corriqueiras (ufa! me embolei aqui rsrsrs). Então, plenejemos !